Adunioeste | Notícias


Palestra com Sotto Maior Neto abordará os 50 anos do AI-5

O evento, que será realizado no próximo mês, está sendo promovido pela Adunioeste, Comitê Memória, Verdade e Justiça do Oeste do Paraná e Mestrado em Educação da Unioeste
12 de Novembro de 2018 às 00:00

No dia 12 de dezembro - às 19h, no Auditório Arnaldo Busatto, na Unioeste Campus Cascavel - a Adunieste, em parceria com o Comitê Memória, Verdade e Justiça do Oeste do Paraná e o Mestrado em Educação da Unioeste, promove o evento "Os 50 anos do AI-5 - 1968, O Ano Que Não Terminou". A palestra será ministrada peloprocurador de Justiça e coordenador da área de Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná (MP-PR),Dr. Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

O Ato Institucional Número Cinco (AI-5) foi emitido pelo presidente Artur da Costa e Silva no dia 13 de dezembro de 1968. O quinto de dezessete grandes decretos emitidos pela ditadura militar, nos anos que se seguiram ao golpe de estado de 1964, foi o mais duro de todos os Atos Institucionais. O AI-5 resultou na perda de mandatos de parlamentares contrários aos militares, intervenções ordenadas pelo presidente nos municípios e estados e também na suspensão de quaisquer garantias constitucionais que eventualmente resultaram na institucionalização da tortura, comumente usada como instrumento pelo Estado.