Teve início nesta segunda-feira, 27 de janeiro de 2025, o 43º Congresso do ANDES-Sindicato Nacional, realizado em Vitória (ES). Com a participação de docentes de todas as regiões do Brasil, o evento, organizado pela Associação de Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes – Seção Sindical do ANDES-SN), reúne mais de 700 representantes de seções sindicais, incluindo a Adunioeste, para debater os principais desafios enfrentados pela categoria.
O Congresso, que se estende até o dia 31 de janeiro, traz como tema central "Só o ANDES-SN nos representa: dos locais de trabalho às ruas contra a criminalização das lutas”, reforçando a importância da organização sindical na defesa dos direitos docentes e da classe trabalhadora. A programação, estruturada em quatro grandes eixos – conjuntura e movimento docente, planos de lutas dos setores, plano geral de lutas e questões organizativas e financeiras –, contempla plenárias, debates e grupos de trabalho que irão subsidiar as principais deliberações da categoria.
A Adunioeste destaca a relevância de sua participação neste espaço de construção coletiva, reafirmando seu compromisso com a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade, bem como pela valorização dos profissionais da educação. O Congresso também é uma oportunidade de fortalecer pautas locais, como as condições de trabalho e aposentadoria, e ampliar o diálogo sobre políticas educacionais, de gênero, raça e meio ambiente.
A presidenta da Adufes SSind., Ana Carolina Galvão, ressaltou a importância de Vitória sediar novamente o evento após 40 anos e destacou o simbolismo da identidade visual escolhida para o Congresso, que homenageia os 10 anos do crime ambiental causado pela Vale/Samarco em Mariana (MG). A diretora também trouxe à tona os desafios enfrentados pela seção sindical diante das cobranças feitas pela universidade devido a ações de greve, o que ela classificou como um ataque ao movimento sindical.
Com credenciamento iniciado às 9h e a plenária de abertura e instalação na parte da manhã, o evento já deu início aos debates do Tema I – Conjuntura e Movimento Docente. Nos próximos dias, as discussões continuarão a abordar questões fundamentais para a organização sindical e os desafios enfrentados pela categoria.
A presença da Adunioeste neste importante evento reforça seu papel na construção de um movimento unificado e combativo, alinhado à luta por direitos trabalhistas e sociais.