Na tarde desta quinta-feira (06/07/2023), o Comando Geral de Greve da Unioeste, representando o Comando Estadual de Greve, esteve reunido com o secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Nelson Bona, para tratar do Plano de Carreira dos Docentes das universidades.
A reunião ocorreu no Campus de Toledo da Unioeste, aproveitando a presença previamente agendada do secretário para inauguração de obras na instituição. Nesta reunião, o Comando questionou o secretário sobre o andamento da tramitação do Plano de Carreira Docente e quais seriam os encaminhamentos previstos para a sua aprovação, visto que, até o presente momento não tínhamos nenhuma resposta concreta.
O Comando lembrou ao secretário que algumas das universidades paranaenses suspenderam a greve por tempo determinado e, por esta razão, deverão realizar na próxima semana suas assembleias docentes. Por isso, seria muito importante apresentar algo efetivo para a categoria. Em resposta, o secretário afirmou que não havia nenhuma nova informação importante até o momento porque a Casa Civil e a CCJ ficaram empenhadas em solucionar e aprovar os demais projetos de carreira que iriam passar na ALEP, fato que ocorreu nos dias 03 e 04 desta semana. Também informou que a reunião que ocorreu nesta quinta pela manhã, entre a SETI e a Casa Civil, definiu pela criação de um grupo de trabalho que fará a proposição do formato do plano a ser encaminhado para a Assembleia Legislativa (Alep) pelo governo e que, muito brevemente, seremos informados sobre o cronograma de tramitação da proposta.
O secretário informou ainda que a Casa Civil deve apresentar uma “contraproposta” e que a SETI espera que não haja modificação do seu conteúdo.
O Comando ressaltou que qualquer alteração que ocorra será submetida à apreciação da categoria em Assembleia.
Por fim, o secretário fez uma solicitação para que as universidades avaliem com cautela as ações das próximas assembleias, apresentando seu entendimento de que a retomada da greve seria muito prejudicial neste momento para o andamento do plano de carreira docente. Sobre isso, o Comando lembrou ao secretário da importância de termos um cronograma efetivo e transparente das etapas e prazos da tramitação do plano de forma que possamos acompanhar e fornecer informações concretas sobre os desdobramentos e futuras ações em relação a este tema. Igualmente, destacou que esta transparência e compromisso na transmissão das informações são cruciais para que a categoria docente tenha maior credibilidade nas ações em andamento, bem como possa acompanhar o processo com clareza e, assim, tomar as decisões mais assertivas em relação ao andamento do Plano de Carreira Docente. Sobre estes aspectos o secretário se comprometeu em atualizar todas as informações e tramites do plano, bem como nos informar o cronograma do grupo de trabalho da Casa Civil.