Adunioeste | Notícias


ASSEMBLEIA DOCENTE APROVA MANUTENÇÃO DA GREVE NA UNIOESTE POR TEMPO INDETERMINADO!

Assembleia foi realizada na última terça-feira (23) no campus Cascavel da Unioeste, com transmissão para Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão
24 de Maio de 2023 às 21:00

1.1 Avaliação geral da greve na Unio-este: O comando relatou que a greve está consolidada na Unioeste, tendo sido esta­belecidos comitês locais de greve em quatro campus (Cascavel, Toledo, Marechal Can­dido Rondon e Foz do Iguaçu). No campus de Francisco Beltrão o comitê local está em formação. O comando de ética da greve re­cebeu centenas de solicitações de atividades essenciais nos campi e organizou documen­to geral de orientação já liberado em 12/05, antes mesmo da greve iniciar. Em todos os campi foram organizadas atividades de greve, as quais envolveram panfletagem, fi­xação de faixas e cartazes, fechamento de portões, notas a imprensa, rodas de conver­sas e atividades culturais. Foram inúmeras reportagens via diferentes veículos de co­municação que relataram o início da greve na Unioeste. Deputados federais, estaduais e vereadores manifestaram apoio à greve dos docentes das Universidades Estaduais. Outros sindicatos e agrupamentos políticos também manifestaram, via mídia ou docu­mentos, o apoio irrestrito à greve docente. 1.2 Relato Greve por Campi: Um re­presentante de cada campi apresentou as principais atividades desenvolvidas duran-te a primeira semana da greve. Em sínte­se, os comitês locais de greve organizaram as atividades de diálogos com estudantes, servidores e docentes, bem como, com a co­munidade. Elaboraram documentos e soli­citaram reuniões com políticos, religiosos e associações locais para buscar apoio ao movimento de greve. Realizaram a fixação de faixas, cartazes e panfletos informativos sobre a greve, bem como, organizaram reu­niões para discussão da greve e esclareci­mento aos colegas e estudantes.

1.3 A greve no Estado: A greve está con­solidada nas sete Instituições de Ensino Su­perior (IES) do Paraná e o Comando Estadu­al de Greve foi estabelecido. Apresentamos o relato sobre os desdobramentos das dife­rentes reuniões do Comando Estadual de Greve, no qual nós temos representantes, com as lideranças políticas em Curitiba. O Comando Estadual de Greve esteve segun­da (22/05) e terça-feira (23/05) o dia todo em reunião com deputados na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), na busca de consolidar apoios políticos para abrir um canal de diálogo junto ao governo do Esta­do. Uma das ações importantes nestes dias foi a reunião com o presidente da ALEP de­putado Ademar Traiano, com a participação do deputado Romanelli, os quais ouviram as demandas da categoria, tanto em relação ao plano de carreira docente quanto a de­fasagem salarial. Neste contexto, houve um compromisso destes agentes políticos em construir o canal de diálogo com o governo. Estas ações têm resultado em apoio não so­mente da oposição, mas também tem aberto um canal com a base do governo que reco­nhece a intensa perda salarial da categoria.

1.4 Manifestação de Estudantes: Os estudantes acompanharam a assembleia docente, tendo inclusive espaço de fala. Os discentes do curso de História de Marechal Cândido Rondon relataram apoio à greve do­cente, bem como, decidiram deflagrar greve estudantil tento como pautas, a assistência estudantil, a melhora nos restaurantes uni­versitários e a construção de moradia estu­dantil.

1.5 Agenda com Reitor: O comando comunicou que se reuniu com o reitor da Unioeste, o qual reconheceu a legitimidade do movimento e vai continuar via APIESP (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público) e ações políticas a contribuir para a abertura de negociação. Nesta reunião o comando relatou que mui­tos docentes temporários vêm sofrendo dife­rentes tipos de pressão em seus espaços de trabalho, para não participar do movimento de greve. O Reitor, bem como, a pró-reitora de Recursos Humanos, deixaram claro que o direito de greve é legítimo e deve ser res­peitado em todos os espaços da instituição, não sendo, por parte da instituição, incen­tivadas qualquer prática de intimidação ou coação destes docentes. O reitor ainda afir­mou que continua na luta para destravar o nosso plano de carreira docente, que de fato está parado na Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP). Por fim, mencionamos que alguns docentes têm usado de aulas remotas durante o período de greve. O reitor afirmou que não estão permitidas no âmbito da Unioeste qualquer tipo de atividade de ensino via remota, exce­to nos casos previamente previstos no PPP de cada curso. O comando comunicou a as­sembleia docente, que já encaminhou pedi­do ao Reitor para que convoque o Conselho Universitário (COU), de forma extraordiná-ria, para a suspensão do calendário acadê­mico. O reitor ainda não se manifestou.

1.6 Abertura de falas: Os docentes e es­tudantes tiveram a oportunidade de expres­sar sua percepção da greve e suas avalia­ções em relação ao movimento. De forma geral, os docentes avaliam a consolidação e ampliação do movimento em todos os campi da Unioeste. Os estudantes presentes tam­bém fizeram falas de apoio ao movimento de greve, incluindo os estudantes secundaris­tas do CEEP.

Após finalizados os diálogos, as propostas do Comando Geral de Greve da Unioeste fo­ram encaminhadas e aprovadas por unani­midade estando a seguir listadas:

• Manutenção da greve por tempo indeter­minado;

• Ampliar as estratégias para abertura de mesa de negociação entre as seções sin­dicais e o governo;

• Reunião do Comando Sindical Docente (CSD) com a APIESP para fortalecer a abertura efetiva de uma mesa de nego­ciações com o governo;

• Construção de articulação do Comando de Greve com os movimentos sindicais e sociais nas 5 cidades com Campus da Unioeste (Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Fran­cisco Beltrão), em apoio à greve docente;

• Manutenção das ações de fortalecimento e divulgação do movimento grevista;

• Realização de um ato coletivo dos 5 cam­pi da Unioeste no Calçadão da Avenida Brasil em Cascavel, dia 25/05;

• Proposição de ato em Curitiba na próxi­ma semana, se possível com Audiência Pública.

 

FILIE-SE E PARTICIPE DAS ATIVIDADES DA ADUNIOESTE!

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!