NOTA OFICIAL: Neste carnaval, nada a comemorar!

Mais do que nunca é necessário resistirmos e fortalecermos nossas entidades de classe!

Neste carnaval temos pouco a comemorar! Nossa categoria, assim como todos os demais servidores do executivo do Estado do Paraná, segue mobilizada em torno de nossa Data-Base, reivindicando nossas perdas acumuladas de 16%, que vêm desde o segundo mandato do govenador Beto Richa! Desde outubro temos insistentemente buscado apresentar nossa pauta ao governo, inicialmente junto a chamada equipe de transição (que não nos atendeu apesar repetidas tentativas de negociação) e agora, a partir de solicitação dirigida ao chefe da Casa Civil. Todos estes esforços resultaram em uma reunião do Fórum de Entidades Sindicais do Paraná com o líder do governo, deputado Hussein Bakri na ALEP, e a promessa de sermos recebidos pelo Chefe da Casa Civil em uma data ainda a ser agendada. De concreto, temos uma reunião agendada para o dia 13 de março com o Superintendente de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, onde pretendemos avançar em nossa pauta e reivindicações. Seguimos mobilizados em nossa pauta de 16% e exigindo que nossa Data-Base seja cumprida!

A hora é de unir

Neste sentido, com o objetivo de avançar em nossas pautas, que perpassam desde o ataque à Paraná/Previdência até a luta pela nossa recomposição salarial, a ADUNIOESTE vem trabalhando na construção e fortalecimento do Comando Sindical Docente, composto por todas as Associações Docentes de Ensino Superior do nosso Estado, bem como buscando integrar-se de forma orgânica ao Fórum de Entidades Sindicais do Paraná, como forma de fortalecer o movimento docente e consequentemente avançar em nossas reivindicações  específicas,  enquanto categoria,  e coletivas, enquanto trabalhadores. Na atual conjuntura, não resta mais nenhuma dúvida que somente seremos ouvidos se estivermos irmanados aos demais sindicatos e categorias, e esta tem sido a grande tarefa da diretoria da ADUNIOESTE, que além de estar permanentemente presente nestes espaços estaduais, vem procurando de forma constante fortalecer os movimentos de caráter mais local, como o Fórum Sindical de Cascavel e de Foz do Iguaçu, e prestar apoio irrestrito à ações como as que acontecerão no dia 08 de Março, que contam com a presença constante de nossa diretoria.

Mais um ataque aos trabalhadores

No dia 01 de março, no início do carnaval, o presidente Jair Bolsonaro, em mais um ato monocrático, sem dialogar com as entidades de classe do funcionalismo público e demais entidades sindicais, editou uma medida provisória alterando as regras para a arrecadação da sindicalização voluntária dos/as trabalhadores/as sindicalizados/as.

A MP 873/2019, em todo o seu conjunto, representa um ataque à classe trabalhadora, por ferir a Constituição Federal, por atacar a autonomia das entidades sindicais e a livre escolha dos/as trabalhadores/as sindicalizados/as. Com essa MP, o governo coloca fim à arrecadação em folha da mensalidade sindical, exige autorização prévia por escrito e pagamento via boleto que deve ser enviada para a residência do/a filiado/a. O ataque é dirigido às entidades sindicais, mas tem como alvo a aprovação da Reforma da Previdência, pois a ideia é enfraquecer e imobilizar as entidades da classe trabalhadora para fragilizar e impedir as mobilizações contrárias à reforma e à retirada de direitos, para que, desta forma, a aprovação da reforma seja vitoriosa e a liquidação de nossos direitos seja realmente efetivada!

A diretoria da ADUNIOESTE segue em defesa da categoria e da classe trabalhadora nestes tempos sombrios de perda e liquidação de direitos!

Filie-se e faça parte desta luta!