• Telefone

    (45) 3324-5541

  • Onde estamos
    Rua Universitária n°1390 Universitário - Cascavel/PR
  • Entre em contato
    adunioeste@gmail.com

Notícias

MENSAGEM DE FIM DE ANO: "Por um 2021 de lutas, resistências e alegrias coletivamente construídas"

Na medida em que a melhoria de nossa condição pode ser considerada hoje uma questão de sobrevivência individual, da universidade e da educação pública gratuita e laica, é que se pode apreender que um 2021 melhor do que 2020 vai depender da amplificação de nossa luta, que sempre foi grande e gloriosa

É com grande apreço que nos dirigimos particularmente às professoras e aos professores da Unioeste e de forma extensiva a funcionárias (os) e estudantes, no sentido de expressar nossos mais sinceros desejos de um ano de 2021 melhor do que aquele que se encerra.

Iniciamos nossa gestão à frente da Adunioeste no final de um ano marcado pela maior crise sanitária conhecida na história na humanidade e por um conjunto de ataques contra nossa categoria profissional, contra a educação, contra os serviços públicos e contra os trabalhadores brasileiros.

Em sincronia com o Governo Federal, o governador de nosso Estado ataca servidoras (es) e serviços públicos ao negar direitos duramente conquistados, o que resulta em reduções de salários. Apresentamos apenas três para não nos alongarmos:

- Não reconhecimento da data-base e ausência de correção dos salários pelos índices de inflação desde 2016;

- Aumento do desconto da contribuição previdenciária;

- Suspensão de progressões e promoções ad eternum.

Além disso, cortam-se verbas fundamentais para o funcionamento das atividades de pesquisa, ensino e extensão e aumentam-se tarifas públicas e pedágios (os mais caros do país).

A orientação de destruição dos serviços públicas é implícita na agenda neoliberal dos governos federal e do Paraná, e disso podemos apreender que os ataques continuarão até que a educação (mas também a saúde e os outros serviços públicos) se transforme de serviço público para o bem da população em produto educacional para o bem dos capitalistas da educação.

Neste momento, colocamos o compromisso com a vida acima de tudo e sabemos que o enfrentamento da crise sanitária passa pelo fortalecimento dos serviços públicos, pela valorização da ciência e do conhecimento contra o negacionismo e da exigência de vacina para todos o mais rápido possível. Na medida em que a melhoria de nossa condição pode ser considerada hoje uma questão de sobrevivência individual, da universidade e da educação pública gratuita e laica, é que se pode apreender que um 2021 melhor do que 2020 vai depender da amplificação de nossa luta, que sempre foi grande e gloriosa.

 

FELIZ ANO NOVO COM MUITA LUTA!

Diretoria da Adunioeste – Gestão Compromisso Coletivo.