• Telefone

    (45) 3324-5541

    (45) 9971-0520

  • Onde estamos
    Rua Universitária n°1390 Universitário - Cascavel/PR
  • Entre em contato

Notícias

Manifesto contra a reabertura do comércio em Cascavel-PR

Os sindicatos abaixo assinados, vem manifestar sua contrariedade a posição da Prefeitura Municipal de Cascavel que anunciou a reabertura gradual do comércio.

Os sindicatos abaixo assinados vêm manifestar sua contrariedade à posição da Prefeitura Municipal de Cascavel que anunciou a reabertura gradual do comércio.

A abertura do comércio em Cascavel, mesmo que parcial e gradual, é precoce e temerária. Concordamos e solicitamos que as autoridades municipais devem absterem-se de efetuar qualquer liberação contrária às medidas de isolamento até agora vigentes e embasadas em estudos científicos, sem interferências diretas de posições econômicas e políticas.

Recuar na posição de isolamento horizontal é um ato criminoso que coloca a população em risco. Se os posicionamentos das entidades empresariais, no sentido da abertura do comércio, forem legitimados pelos executivos municipais, teremos um quadro dramático diante do já sobrecarregado sistema de saúde de Cascavel, que tem o Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP como seu principal hospital, poderá entrará em colapso. No mesmo sentido, há a recomendação para que “o público-alvo composto pelos grupos de risco suscetíveis ao novo Coronavírus, como idosos, portadores de comorbidades, hipertensos, diabéticos, cardiopatas e outras enfermidades, permaneçam em suas casas”, ou seja, a recomendação de isolamento vertical, que não tem base científica e por isso não deve ser implementada.

O Município de Cascavel, o Estado do Paraná e o Brasil precisam de medidas econômicas urgentes, por parte do poder público, que permitam aos trabalhadores públicos e privados, pequenos empresários, desempregados, trabalhadores informais, pessoas em situação de rua entre outros, isolamento com tranquilidade e com garantias no que se refere aos seus salários, empregos e renda. Essa parcela da população, mais desfavorecida, tem o direito à proteção e acesso aos serviços públicos de qualidade.

Não nos cansaremos de cobrar o poder público municipal estadual e federal para que tenha como prioridade a vida, por isso, a autoridade Municipal de Cascavel precisa agir para proteger os cidadãos e não os empurrar à morte!

Cascavel, 06 de abril de 2020.

ADUNIOESTE, SINTEOESTE, SIPROVEL, SINDSAÚDE, APP SINDICATO, SISMUVEL, FÓRUM SINDICAL DE CASCAVEL.