• Telefone

    (45) 3324-5541

  • Onde estamos
    Rua Universitária n°1390 Universitário - Cascavel/PR
  • Entre em contato
    adunioeste@gmail.com

Notícias

Informativo 06/21: ANDES remete encaminhamentos às seções sindicais após reunião conjunta dos setores (IFES e IEES/IMES)

A reunião deste último sábado foi conjunta entre todos os setores por se tratar de temáticas de interesse transversal – a construção de uma greve sanitária no caso de imposição do retorno das aulas presenciais, a defesa da Vacina para todos Já, e a construção de um calendário de mobilizações

No último sábado (5/2) o ANDES-SN realizou uma reunião conjunta dos setores (IFES e IEES/IMES), com a participação de 52 sessões sindicais. Na estrutura organizativa de nosso Sindicato Nacional, o Congresso (anual) é sua instância máxima, seguido pelos Conselhos Nacionais (CONADs). Estas instâncias definem democraticamente as linhas gerais das políticas a serem defendidas pelo ANDES e suas seções sindicais. No período entre os congressos e CONAD, a operacionalização das políticas defendidas pelo Sindicato é encaminhada através das reuniões dos setores – IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) e IEES/IMES (Instituições Estaduais / Municipais de Ensino Superior).

A reunião deste último sábado foi conjunta entre todos os setores por se tratar de temáticas de interesse transversal – a construção de uma greve sanitária no caso de imposição do retorno das aulas presenciais, a defesa da Vacina para todos Já, e a construção de um calendário de mobilizações.

São os seguintes os encaminhamentos aprovados, remetidos às seções sindicais através da Circula 36/2001 do ANDES-SN:

Greve sanitária

  1. Que as seções sindicais do ANDES-SN, que ainda não realizaram AG deliberem sobre greve sanitária frente a imposição do retorno presencial sem as seguintes condições: Vacina do SUS para todas e todos, com a ordem de prioridades definidas nacionalmente pelo Plano Nacional de Imunização; Testagem ampla e rastreamento; Condições de trabalho nas IE e CEFET, com os procedimentos, as adaptações, os materiais e os equipamentos necessários.
  2. Que o ANDES-SN construa MATERIAL INFORMATIVO sobre o significado de greve sanitária.

Mobilização:

3- Que o ANDES-SN crie vídeos e cards com informações sobre a situação da educação básica na pandemia, com base em subsídios das seções sindicais, para apoiar a luta do segmento por condições de saúde para o(a)s, trabalhadore(a)s da educação e de toda a comunidade escolar que se expõe ao risco com as aulas presenciais.

  1. Que o ANDES-SN produza vídeos denunciativos a respeitos das condições de trabalho/ensino e aprendizagem de docentes, discentes e servidore(a)s técnico(a)- administrativo(a)s.
  2. Que o ANDES-SN amplie a articulação unificada entre as três categorias das IES para construção da greve sanitária.
  3. Que o ANDES-SN desenvolva ações nacionais contra a Portaria nº 983 do MEC de 18 de novembro de 2020, como buscar o desenvolvimento de ações conjuntas com o SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação), buscar apoio de parlamentares, ações junto ao CONIF, solicitar reunião com a SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica).
  4. Construção de um calendário de lutas e mobilização em fevereiro, em conjunto com as organizações dos trabalhadores e trabalhadoras, contra a Reforma Administrativa e pela vacinação para todas e todos.

INTERVENÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

  1. Que o ANDES-SN intensifique a campanha “Reitor(a) eleito(a), reitor(a) empossado(a)”, com informações sobre os desdobramentos/implicações para as instituições onde o(a) reitor(a) empossado(a) não foi o(a) eleito(a);

POLÍTICAS PÚBLICAS

  1. Que o ANDES-SN siga atuando junto ao setor da educação na luta pela ampla vacinação para que haja condições para o retorno presencial.
  2. Intensificar a luta acerca da defesa dos salários, das carreiras e das condições de trabalho da professora e do professor. Pontos que foram remetidos para serem debatidos no pleno do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE):
  • Que o ANDES-SN, por meio das seções sindicais, faça um levantamento de condições de trabalho e de aprendizagem sobre ensino remoto do(a)s docentes e discentes da IES (Remeter ao GTPE para que possa sistematizar os levantamentos, pesquisas que temos sobre as condições de trabalho e aprendizagem no Ensino Remoto);
  • Que o ANDES-SN exija a elaboração de um "Plano Sanitário e Educacional" pelas instituições de ensino, com a participação de todos os segmentos de suas comunidades - docentes, funcionária(o)s e estudantes para o pós-pandemia.
  • Que o ANDES-SN siga atuando junto ao setor da educação na luta pela ampla vacinação para que haja condições para o retorno presencial.
  • Chamar uma plenária da educação a partir de um calendário unificado que debata o ensino público e a organização do IV Encontro Nacional de Educação (ENE);
  • Chamar reunião do GTPE na primeira semana de março para preparar a proposta de realização de plenária da educação;

 

Além dos congressos, CONADs e reuniões dos setores, o ANDES-SN conta também com 11 grupos de trabalho permanentes, que se reúnem periodicamente com a participação de representantes indicados pelas seções sindicais: Carreira; Ciência e Tecnologia; Comunicação e Arte; Política de Classe para as questões etnorraciais, de gênero e diversidade sexual; Fundações; História do Movimento Docente; Política Ambiental, Agrária e Urbana; Política e Formação Sindical; Política Educacional; Seguridade Social; Verbas.

 

 

- Filiem-se à Adunioeste!

- Nenhum direito a menos!

- Participem das atividades do nosso sindicato!

 

ACESSE AQUI O INFORMATIVO EM PDF