CARTA ABERTA DO COMANDO GREVE UNIFICADO CENTRAL À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNIOESTE

O Comando de Greve Unificado Central convoca toda a Comunidade Acadêmica a comparecer na próxima reunião do COU, dia 15 de agosto, às 14h, na Sala dos Conselhos, para exigir que o Conselho Universitário aprove a suspensão dos calendários acadêmicos da UNIOESTE, retroativo ao início do segundo semestre (22 de julho) até a data da suspensão da Greve.

Os Agentes Universitários e Docentes da UNIOESTE, no último dia 09 de agosto deliberaram por suspensão da Greve na UNIOESTE. Houve a avaliação de que a greve cumpriu seu papel e chegou aos seus limites em termos de negociação e avanços com o governo Ratinho Jr.

Com a greve conquistou-se a retirada da PLC 04 que congela por 20 anos todos os investimentos nas políticas públicas, assim como a carreira dos servidores estaduais; ainda que a proposta do governo tenha sido extremamente rebaixada, a greve conquistou o destravamento das negociações da data-base suspensas há quatro anos; a articulação com a Frente Parlamentar de Defesa das Universidades Públicas; a construção de uma unidade histórica entre os demais servidores estaduais e dos sindicatos docentes e unificados (docentes e agentes universitários); além de intensificarmos o debate em relação ao repúdio e arquivamento da Lei Geral das Universidades.

Consideramos que o movimento grevista na UNIOESTE foi articulado e forte, a partir da unidade construída entre o SINTEOESTE e ADUNIOESTE, o que possibilitou que o movimento tenha sido um dos mais contundentes das IEES do Paraná, construído de forma democrática e respeitosa com toda a base, garantindo a plenitude do direito de greve, o que se refletiu na constituição de fortes Comandos Locais em articulação com o Comando Unificado Central.

Apesar desta unidade e contundência tanto da UNIOESTE como das demais IEES em greve, nossas demandas não foram plenamente contempladas e, portanto, seguimos exigindo o imediato arquivamento da minuta da Lei Geral das Universidades, a plena reposição dos 17,04%, o fim da DREM (Desvinculação das Receitas de Estados e Municípios), e a realização de concurso público.

Outra demanda que o movimento grevista considera importante é a suspensão dos calendários acadêmicos da UNIOESTE durante os dias de greve. Mesmo com a suspensão da greve os Calendários podem e devem ser suspensos sendo essas uma forma de garantir o direito dos estudantes a terem a devida reposição dos dias letivos.

Neste sentido o Comando de Greve Unificado Central convoca toda a Comunidade Acadêmica a comparecer na próxima reunião do COU, dia 15 de agosto, às 14h, na Sala dos Conselhos, para exigir que o Conselho Universitário aprove a suspensão dos calendários acadêmicos da UNIOESTE, retroativo ao início do segundo semestre (22 de julho) até a data da suspensão da Greve.

Comando Unificado Central da Unioeste

Só a luta muda a vida!